top of page

Conferência Internacional

Arquivos Cruzados

11 a 12 de dezembro de 2023

Teatro Nacional São João, Porto

A Conferência Internacional Arquivos Cruzados pretende ser um espaço de encontro e partilha de experiências diversas relacionadas com a identificação e tratamento de arquivos de artes performativas. Mais do que isso, desejamos abrir um espaço para a discussão sobre as circunstâncias do arquivar como prática, destacando o seu papel fundamental na preservação e compreensão das artes performativas.

Propomos uma abordagem cruzada de iniciativas análogas do Chile ao Brasil, de Itália ao Reino Unido. Trata-se de partilhar, refletir sobre e equacionar modos de aproximação aos (e eventual salvaguarda dos) arquivos das companhias, em particular relativos ao referido período e aos termos chave “Teatro Independente” e “Descentralização” presentes nos discursos de então, entendendo o arquivo simultaneamente enquanto sistema de organização e pensamento do passado visto a partir de um presente situado, por um lado, e conjunto de práticas, decisões e procedimentos materiais concretos, por outro.

Este encontro reunirá investigadores e artistas como as keynote speakers Heike Roms, consultora do ARTHE - Arquivar o Teatro, organizadora do projeto 'It was forty years ago today...': Locating the Early History of Performance Art in Wales 1965-1979, e Elisabeth Azevedo, coordenadora e pesquisadora no projeto Traje em Cena, que organizou o acervo de figurinos do Theatro Municipal de São Paulo e a pesquisa Inventário da Cena Paulistana. 

Contaremos igualmente com a presença de experiências recentes em que o digital assume uma expressão central nos modos de imaginar, tratar, e dar a ver o arquivo. É o caso do projecto europeu (ERC) INCOMMON. In praise of community. Shared creativity in arts and politics in Italy (1959-1979) representado por Marco Baravalle que, para além de ter inventariado a relação tensa entre artes performativas e política na Itália dos “anni di piombo”, propõe cartografias, unindo protagonistas a experiências existenciais e estéticas. Dois projetos vindos do Chile inscrevem-se nessa mesma linha de aproximação aos arquivos de artes performativas. Se o CATASTRO DE ARCHIVOS DE ARTES ESCÉNICAS, aqui representado por Pía Gutiérrez, docente da Escola de Teatro da PUC, no Chile e integrante do projecto ARDE,  é a proposta internacional que mais se assemelha ao mapeamento em curso pelo ARTHE, já o projeto ARDE - Archivos de Arte, representado pela investigadora Katharina Eitner, desdobra, um pouco à semelhança de INCOMMON, a noção de arquivo para dentro de cada processo de trabalho, documentando práticas cénicas atuais em paralelo com a revisitação de arquivos específicos e o traçar de cartografias.

Acolheremos nove comunicações sobre casos de arquivos atualmente existentes ou em construção que ajudem a problematizar questões técnicas, históricas, sociológicas, políticas, artísticas e filosóficas, relacionadas tanto com as práticas de arquivar quanto com a produção e transmissão de conhecimento sobre as artes performativas a partir desses arquivos.

Esperamos poder contar com a vossa participação e contribuição para tornar este evento um momento de ampla discussão!

A equipa do Projeto ARTHE - Arquivar o Teatro

Como chegar

Táxi
Radiotáxis +351 22 5073900 
Táxis Invicta  +351 22 5022693 
Táxis do Porto  +351 22 5022693

STCP
Eléctrico: 22
Autocarros: 207, 303, 400, 904, 905

Metro do Porto

Estações: Aliados, Bolhão, Trindade, São Bento

Subscreva a nossa newsletter

Mantenha-se a par dos trabalhos do Projeto ARTHE - Arquivar o Teatro

bottom of page